БЛОГ

Nov 28, 2016

MIT’s sensor network tracks your power-hungry appliances

Posted by in categories: electronics, energy

A Marinha dos Estados Unidos fez uma parceria com cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) para criar uma rede de sensores barato, portátil que monitora o consumo de energia de cada um dos seus dispositivos domésticos.

O sistema consiste de cinco sensores de tamanho selo-postais colocados acima ou perto de linhas elétricas que entram na casa, que podem identificar cada luminária ou aparelho com base em seu uso de energia. Ele canaliza os dados para um aplicativo em tempo real, permitindo que as pessoas possa ver quando sua geladeira consome para um ciclo de degelo, por exemplo.

“Já existem maneiras de monitorar o uso de energia doméstico, mas elas envolvem a contratação de um eletricista licenciado ou cortando linhas de energia ou tubos caro para anexar, equipamento especializado,” professor de engenharia do MIT e chefe do projeto Stephen Leeb disse em um comunicado de imprensa. “Com o nosso sistema, é possível instalar sensores sem contato usando laços zip ou mesmo velcro, e usar o processamento de sinal para medir o consumo de energia. Também poderia servir como uma maneira de dizer quando o equipamento precisa de manutenção ou substituição.”

Read more

Comments are closed.